A psicoterapia é um procedimento que acontece a partir da comunicação humana, entre terapeuta e paciente. Toma como referência conflitos e outros aspectos do funcionamento mental ou das funções psíquicas.
A psicoterapia é um tratamento que proporciona alivio para o sofrimento de alguém, ajudando em sua transformação afetiva, comportamental, cognitiva e socioemocional. Pode ser realizada presencial ou online, são sessões cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como transtornos de ansiedade, depressão, estresse, síndrome de burnout, transtorno de ordem psicoemocional e psicoafetiva, dificuldades nas habilidades sociais, perdas e lutos, transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos de aprendizagem, conflitos com a escolha profissional, entre outros problemas de relacionamento que afetam a saúde mental das pessoas. As sessões de psicoterapia têm duração de 60 minutos com frequência semanal ou de acordo com a demanda do paciente.
A terapia cognitiva (Modelo de BECK) é uma abordagem terapêutica estruturada, diretiva, com metas claras e definidas, focalizada no presente e utilizada no tratamento dos mais diferentes distúrbios psicológicos.
Objetivo principal da terapia cognitiva – produzir mudanças no pensamento e no sistema de significados(crenças) dos clientes, evocando uma transformação emocional e comportamental duradoura e não apenas um decréscimo momentâneo dos sintomas.
... “não é a situação que determina o que a pessoa sente, mas o modo como ela interpreta os fatos em uma determinada situação” (Beck, 1964).
Tratamento
Na terapia cognitiva a psicopatologia (doença) será sempre considerada o resultado de crenças excessivamente disfuncionais ou de pensamentos demasiadamente distorcidos que, em atividade, teriam a faculdade de influenciar o humor e o comportamento do indivíduo, enviesando sua percepção da realidade”(Beck e Freeman, 1993).
Papel do Terapeuta da Abordagem TCC
1. Auxiliar o paciente na identificação dos pensamentos automáticos e das crenças disfuncionais associadas a eles;
2. Propor técnicas de reestruturação cognitiva, visando à modificação desses mesmos pensamentos automáticos;
3. Levantar hipóteses sobre a categoria de crença natural (desamparo ou pouca amabilidade) da qual os pensamentos automáticos específicos parecem ter surgido.
4. Especificar a crença central preponderante;
5. Apresentar ao paciente sua hipótese sobre a crença central, solicitando dele uma confirmação (ou não);
6. Educar o paciente sobre crenças centrais em geral e sobre sua crença central específica, orientando-o a monitorar a(s) operação(ões)de sua crença central;
7. Começar a avaliar e modificar a crença central junto com o paciente, auxiliando-o a especificar uma crença central nova e mais adaptativa.
PROCEDIMENTO TERAPÊUTICO DENTRO DA TCC
A Terapia Cognitiva tem um caráter breve e focal. Reforça a importância do desenvolvimento da autonomia do paciente ao treiná-lo para novas habilidades de manejo e modificação de crenças absolutistas. O cliente é preparado para eventuais episódios de recaídas. No processo terapêutico as técnicas utilizadas servem para ajudar a mudar o pensamento, o humor e o comportamento de quem busca ajuda.